Sunday, November 09, 2003

 
Defina nação.
O nacionalismo é a bactéria nojenta que tem infectado as sociedades e o homem, ao longo dos tempos. Os piores palonços da história universal eram nacionalistas acérrimos. Da extrema esquerda á extrema direita, vários são os casos de malucos nacionalistas que cometeram grandes e estúpidas barbaridades.
Em portugal o conceito de nacionalismo está ligado ao rei Afonso Henriques, que era francês e que só quis fundar um reino porque queria o dinheiro para ele, sem ter que o dar ao rei de castela, a quem vergonhosamente mentiu durante um cerco. Começou, por seu lado, uma das grandes tradições portuguesas: O lambe-botismo. Com medo do poder do papa decidiu mandar para o vaticano uma porção de ouro para obter a benção da igreja, e respectiva bula manifestis probatum. Como este, haverá ás dúzias por toda a europa, e por toda essa europa não faltam estúpidos orgulhosos de putos mimados que um dia decidiram fundar um país. Há, na contemporaneidade, lutas pela independência bem mais legítimas mas que são prontamente abominadas por todos, por razões que não me convencem.
Há muito para dizer acerca do nacionalismo, mas resta-me acrescentar que o primeiro gajo a ter a ideia de fazer uma fronteira para separar seres humanos, para evitar conflitos,para proteger uma ideia, alienar pessoas, impedir o contacto ou com o fim de se afirmar superior, está no top ten de anormais da humanidade.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?